37 palavras para entender a Projeção Astral


Wagner Borges, um dos grandes estudiosos da Espiritualidade e da Projeção Astral em nosso país, apresenta em seu livro “Viagem Espiritual“, de 1993, 37 palavras para entender a Projeção Astral (saída do corpo físico).

Vamos a elas:
1. Amparador:
Entidade extrafísica e positiva que ajuda o projetor nas suas experiências extracorpóreas; mentor extrafísico; mestre extrafísico; companheiro espiritual; protetor astral; auxiliar invisível; guardião astral; guia espiritual.

2. Anímico:
O que tem relação com o animismo.


3. Animismo (Latim: animus, alma):
Conjunto de fenômenos parapsíquicos produzidos pela própria pessoa, sem interferência externa.

4. Aura (Latim: aura, sopro de ar):
Halo luminoso de distintas cores que envolve o corpo físico e que reflete energeticamente o que o indivíduo pensa, sente e vivência no seu mundo íntimo.

5. Carma (Sânscrito: Karma: ação):
É a lei de causa e efeito universal.

6. Chacras:
São os centros de força situados no duplo etérico e que tem como função principal a absorção de energia (prana) do meio-ambiente para o interior do campo energético e do corpo físico. Além disso, servem de ponte energética entre o corpo extrafísico (corpo astral, psicossoma) e o corpo físico.

Os chacras principais dividem-se em três grupos e são em número de sete:

CHACRAS
Inferiores:
-Básico (na base da coluna)
-Esplênico (no baço)

Médios:
-Umbilical (no plexo solar)
-Cardíaco (no coração)
-Laríngeo (na garganta)

Superiores:
-Frontal (na testa)
-Coronário (no alto da cabeça)

7. Clarividência (Latim: clarus, claro; videre, ver):
É a faculdade perceptiva que permite ao indivíduo adquirir informações acerca de objetos, eventos psíquicos, cenas e coisas, físicas ou extrafísicas, através da percepção parapsíquica de imagens ou quadros mentais.

8. Consciência cósmica:
Condição ou percepção interior pela qual a consciência sente a presença viva do Universo e se torna una com ele, numa unidade indivisível; satori (ZenBudismo); samadhi (Ioga).

9. Cordão de ouro:
Conduto energético sutil que liga o corpo mental ao corpo astral (psicossoma, corpo espiritual).

10. Cordão de prata:
Conduto energético que liga o corpo espiritual ao corpo físico; cordão astral; cordão fluídico; cabo astral; cordão de luz; laço vital; fio de prata; cordão perispirítico.

11. Corpo astral:
É o nome com o qual os ocultistas e teósofos denominam o corpo espiritual; psicossoma; perispírito.

12. Corpo mental:
É o veículo de manifestação pelo qual a consciência se manifesta usando os atributos da inteligência (intelecto, intuição, memória, imaginação, etc.); mente; corpo do pensamento.

13. Curso pré-reencarnatório:
Curso extrafísico ao qual se submetem os espíritos desencarnados que pretendem realizar trabalhos específicos, principalmente na área espiritual ou parapsíquica, em futuras reencarnações.

14. Duplo etérico:
É um campo energético bastante densificado através do qual o psicossoma se une ao corpo físico. E uma zona intermediária pela qual passam as correntes energéticas que mantém o corpo humano vivo.

Sem essa zona intermediária a consciência não poderia utilizar as células de seu cérebro físico, pois as emanações do pensamento, oriundas do seu corpo mental, e as emanações emocionais, oriundas do seu psicossoma, não teriam acesso à matéria física.

15. Egrégora:
É o campo energético que reflete o somatório mental, emocional e energético dos ambientes, objetos, pessoas e situações. É a aura ambiental plasmada espiritualmente num determinado contexto fixo de ideias, emoções e ações.

Podemos dizer que as atividades humanas, particularizadas e repetidas com frequência num certo ambiente, geram um clima espiritual, uma aura personalizada, que é o reflexo extrafísico do nível dessas atividades manifestadas.

A esse ambiente extrafísico, verdadeiro subconsciente energético do local, os antigos ocultistas denominaram Egrégora ou Campo Astral.

Projeção Astral
Projeção Astral

16. Expansão da consciência:
É o mesmo que consciência cósmica.

17. Experiência fora do corpo:
É o nome pelo qual os pesquisadores e parapsicólogos denominam a projeção da consciência; projeção astral; viagem astral.

18. Formas-pensamento:
Formações mentais modeladas e organizadas pelo pensamento e a imaginação.

19. Interdimensional:
É o que se refere às várias dimensões e planos extrafísicos.

20. Maya:
Ilusão; tudo aquilo que é mutável, que está sujeito a transformação por decaimento e diferenciação.

21. Médium:
É o indivíduo que tem a capacidade supranormal de perceber os seres extrafísicos e de servir de canal interdimensionai para eles se comunicarem com os níveis mais densos.

22. Mediunidade:
É o conjunto dos fenômenos parapsíquicos manifestado pelo indivíduo (médium) sob a influência de seres extrafísicos.

23. Namoro Astral:
É o relacionamento extrafísico entre duas ou mais consciências, projetadas ou desencarnadas, onde ocorre uma fusão de sentimento e um interfluxo de energias entre os parceiros; amor astral; romance extrafísico; romance projetado.

24. Período intermissivo:
É o período extrafísico do espírito desencarnado entre duas encarnações; período astral entre duas vidas físicas.

25. Perispírito:
É o nome pelo qual os espíritas denominam o corpo espiritual; psicossoma; corpo astral.

26. Plano extrafísico:
É o mesmo que plano astral ou plano espiritual.

27. Projeção:
É o ato de se projetar para fora do corpo físico.

28. Projeção astral:
É o nome pelo qual os ocultistas e teósofos denominaram a projeção da consciência; viagem astral; experiência fora do corpo.

29. Projeção da consciência:
É a capacidade parapsíquica (inerente a todas as criaturas) que consiste na projeção da consciência para fora do seu corpo físico; viagem astral (Ocultismo); projeção astral (Teosofia); projeção do corpo psíquico (Ordem Rosacruz); experiência fora do corpo (Parapsicologia); viagem da alma (Eckancar); desdobramento, desprendimento espiritual ou emancipação da alma (Espiritismo).

30. Projeção do corpo mental:
É a projeção do corpo mental isolado, sem a forma humanóide do psicossoma; projeção da mente.

31. Projeciologia:
Neologismo criado pelo Dr. Waldo Vieira para designar a subdisciplina da Parapsicologia que trata das projeções da consciência para fora do seu corpo humano.

32. Projetabilidade:
É a capacidade anímica que todo indivíduo possui de se projetar para fora do seu corpo humano; capacidade projetiva; potencial projetivo; poder astral.

33. Projetor:
É aquele que se projeta para fora do corpo físico; viajante astral; viajante da alma; viajor extrafísico; projetor astral; projecionista.

34. Psicossoma:
Veículo de manifestação pelo qual a consciência se manifesta no plano extrafísico; corpo astral; perispírito; corpo espiritual; astrossoma; corpo dos desejos; corpo psíquico; corpo emocional; corpo fluídico; corpo sutil; duplo astral.

35. Umbral:
Plano astral denso; Geena; Hades; inferno.

36. Veículos de manifestação da consciência:
São os corpos energéticos do ser humano; veículos conscienciais; capas energéticas.

37. Viagem da alma:
É o mesmo que projeção da consciência; projeção astral; viagem astral.

Para conhecer mais sobre Wagner Borges, acesse: http://www.ippb.org.br/