Biografia de Arthur Conan Doyle

A biografia de Arthur Conan Doyle é um verdadeiro tributo prestado ao Espiritismo. Antes de mais nada, saiba que ele nasceu em 22 de maio de 1859, em Edimburgo, Escócia.

Arthur Conan Doyle foi um escritor, jornalista e médico. Além disso, foi também um grande estudioso e divulgador do Espiritismo.

Biografia de Arthur Conan Doyle: A Infância

Sua rígida família tinha uma boa condição financeira e professava a fé católica. Era filho de pai alcoólatra e de uma mãe amante dos livros (ela se chamava Mary).

Sendo assim, sua mãe adorava contar histórias para ele, o que, obviamente, exerceu uma grande influência no garoto.

Leia também:

Doyle menciona isso em sua biografia, dizendo que se lembrava das vívidas histórias que sua mãe lhe contava quando criança, e elas causavam-lhe tanto impacto que chegavam a obscurecer os fatos reais de sua vida.

Quando Arthur Conan Doyle tinha nove anos, foi enviado para a Inglaterra, para frequentar uma escola jesuíta, de 1868 a 1870.

A Escolha de Arthur Conan Doyle pela Medicina

Seus pais esperavam que ele seguisse os passos da família nos rumos da arte, mas ao se formar em 1876, ele preferiu estudar medicina na Universidade de Edimburgo.

Na Universidade, Doyle conheceu seu mentor, o professor Dr. Joseph Bell, que possuía uma habilidade incrível de observação.

Por esse motivo, foi uma inspiração para Doyle criar mais tarde seu famoso personagem Sherlock Holmes.

Nesta época, Doyle escreve seu conto “The Mystery of Sasassa Valley” (O Mistério do Vale Sasassa). Em seguida escreveu “The American Tale” (O Conto Americano), que foi publicado na London Society.

A Família

Doyle se casou com sua primeira mulher em 1885, Louisa Hawkins e tiveram um casal de filhos. Em 1893, Louisa teve tuberculose e desencarnou em 1906.

No ano de 1907 se casou então com Jean Leckie e tiveram dois filhos e uma filha.

Arthur Conan Doyle e Louisa Hawkins
Arthur Conan Doyle e Louisa Hawkins

A Literatura

Em 1886 começou a escrever o romance de mistério “A Tangled Skein” (Um Novelo Embaraçado). E em 1888 o romance foi renomeado e publicado como “Um Estudo em Vermelho”.

Neste livro ele apresentou os personagens Detetive Sherlock Holmes e seu fiel assistente, Watson. Enfim, teve o merecido reconhecimento como escritor, que tanto desejava. Essa foi a primeira de 60 histórias que Doyle escreveria sobre Sherlock Holmes.

Arthur Conan Doyle e o Espiritismo

As sessões de mesas girantes e reuniões espíritas eram muito populares na segunda metade do século XIX, na Europa.

Leia também:

Então, Doyle decidiu participar de uma dessas reuniões e, ainda desconfiado de que tudo não passava de truques, resolveu fazer um teste e perguntou às entidades que ali se manifestavam quantas moedas ele tinha no bolso.

Recebeu como resposta a lição de que os Espíritos estavam ali para ensinar e não para fazer adivinhações.

Arthur Conan Doyle
Arthur Conan Doyle

Então, a partir desse dia Doyle iniciaria seus profundos e importantes estudos sobre os fenômenos espirituais.

Em 1887, Doyle enviou duas cartas sobre sua conversão ao Espiritismo para um periódico semanal chamado Light. Ele então se transforma em um grande divulgador do Espiritismo.

Arthur Conan Doyle começa dessa forma a atrair multidões para suas palestras doutrinárias.

Ficou muito abalado por uma série de infelizes acontecimentos, como o falecimento de sua mulher, em 1906, a perda de seu filho, Kingsley, do seu irmão Innes e de dois cunhados e dois netos após a Primeira Guerra Mundial.

Doyle entrou em depressão e foi na doutrina espírita que ele encontrou consolo e entendimento para o terrível momento que passava.

A partir de 1915 ele passa a escrever praticamente apenas obras espíritas, deixando a ficção um pouco de lado, sendo a mais conhecida, “História do Espiritismo (Pensamento)”, de 1926. É um clássico.

Como Morreu Arthur Conan Doyle

Arthur Conan Doyle foi diagnosticado com angina. Em 1929 embarcou em uma viagem pelos Países Baixos, apesar da contrariedade de seu médico.

Voltou para casa com fortes dores no peito e ficou acamado. Em 7 de julho de 1930 entrou em colapso e morreu de um ataque cardíaco em seu jardim, apertando uma mão contra o coração enquanto com a outra segurava uma flor.

E você? Já conhecia a biografia de Arthur Conan Doyle? Compartilhe a história deste grande divulgador do Espiritismo para que mais pessoas possam conhecê-lo.

Leia também:

Autoria do Texto: Caminho de Jesus Espiritismo