O que é o Espiritismo?

A intenção deste artigo é tentar explicar, de forma resumida e direta, o que é o Espiritismo, para que todo aquele que tenha interesse na doutrina, possa  ter  um ponto de partida na eterna caminhada do aprender.

O que é o Espiritismo?

Segundo o próprio Allan Kardec, o Espiritismo trata da natureza e da origem e destino dos Espíritos, e também de suas relações com o plano físico. Tem como alicerce os ensinamentos de Jesus.

O Espiritismo contempla a filosofia, ciência e religião em uma única doutrina que tem como objetivo esclarecer as pessoas sobre o funcionamento e mecanismos do Plano Espiritual.

Quem criou o Espiritismo?

Não podemos dizer que há um criador do Espiritismo pois os eventos explicados nesta doutrina, como por exemplo a comunicação com os Espíritos, acontecem desde que o mundo é mundo. Na própria Bíblia temos inúmeros casos.

Mas há sim um criador para o termo “Espiritismo“: foi Allan Kardec, em 1857, com a publicação do “Livro dos Espíritos”.

Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo

Allan Kardec foi o codificador do Espiritismo. Nascido na França e atuando como Pedagogo, ouviu falar pela primeira vez sobre “mesas girantes” em 1854.

Então, desejando obter provas dos acontecimentos, começou a estudar profundamente o assunto e chegou à conclusão que eram realmente manifestações inteligentes produzidas por Espíritos.

Leia também:

Dessa forma, começa então sua grande missão de Codificação do Espiritismo, trabalhando com uma equipe de médiuns, de forma a se comunicar com os Espíritos.

O objetivo era obter deles respostas para os assuntos que sempre causaram interesse na humanidade, como por exemplo: “Quem Somos? De onde viemos? e Para onde vamos?”

O que é o Espiritismo?
O que é o Espiritismo?

O conteúdo dessas comunicações deu origem ao que chamamos de Pentateuco Espírita.

O Pentateuco Espírita

É uma série de 5 obras que foram publicadas entre 1857 e 1868.

São elas:

  • O Livro dos Espíritos – 1857
  • O Livro dos Médiuns – 1861
  • O Evangelho Segundo o Espiritismo – 1864
  • O Céu e o Inferno – 1865
  • A Gênese – 1868

Os Principais Ensinamentos

Evolução Espiritual

O objetivo principal de vida, para os Espíritas, é buscar a constante evolução espiritual: ser hoje melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje. Assim sendo, essa evolução pode se dar de duas formas: Moral e Intelectual.

Leia também:

Em resumo poderíamos definir a Evolução Moral em: ajude o próximo, sempre que possível, e a Evolução Intelectual em: aprenda sempre o máximo que puder sobre todos os assuntos.

Imortalidade do Espírito

O corpo morre e desaparece, mas o Espírito não: ele é imortal e eterno. Viveremos quantas vidas forem necessárias até atingirmos a perfeita evolução espiritual.

Como bem disse Kardec: “Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a Lei.”

Um detalhe a respeito de significados com relação aos termos “Alma” x “Espírito“: a Alma nada mais é do que o Espírito enquanto encarnado.

Lei de Causa e Efeito

Esta lei, tão verdadeira quanto a lei da gravidade, estabelece que não há efeito sem causa. Ou seja, tudo o que acontece em nossa vida, absolutamente tudo, tem uma razão de ser.

Muitas vezes não entendemos determinada situação (principalmente as de sofrimento) pela qual estamos passando, mas tudo tem um motivo, e se você não consegue encontrar esse motivo na atual existência, certamente ele vem de vidas passadas.

E não encare como um castigo, e sim como um aprendizado, pois lembre-se deste ensinamento: colhemos sempre o que plantamos.

A Caridade

Consta no “Evangelho Segundo o Espiritismo” que “fora da caridade não há salvação“. Não devemos entender a caridade simplesmente no campo financeiro, onde ajudamos com dinheiro ou determinado bem material aquele irmão necessitado.

Essa talvez seja a forma mais fácil de desempenhar a caridade. Devemos ir além e pensar a caridade no sentido de levar uma palavra de apoio a quem está passando por alguma dificuldade, seja ela financeira, emocional, espiritual ou relacionada à alguma doença.

Ou até mesmo uma simples visita a um asilo, sentar ao lado de um idoso e ouvir o que ele tem a dizer. Você não imagina o quanto isso pode ser benéfico, para as duas partes. Isto é caridade também.

Kardec pergunta no “Livro dos Espíritos“, na questão 886, qual seria o verdadeiro sentido da palavra caridade, da forma que Jesus a entendia e obteve a seguinte resposta:

“Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”

Leia também:

Autoria do Texto: Caminho de Jesus Espiritismo