Os Filmes de Terror pela Visão Espírita

Neste artigo você saberá sobre os filmes de terror pela visão Espírita. Será que eles realmente podem nos influenciar de alguma maneira?

A POPULARIDADE DOS FILMES DE TERROR

Os filmes de terror estão cada vez mais populares e fazem um grande sucesso, especialmente entre os mais jovens.
As bilheterias para esse tipo de gênero aumentam cada vez mais. Um exemplo é o filme “It: A coisa”, que atingiu a marca de US$ 324 milhões.

De acordo com a ComScore, uma agência que mede os números de bilheteria do gênero, as produções de terror alcançaram a histórica marca de US$ 1 bilhão no mundo em 2017.

O que tem acontecido nos últimos anos, além da melhor qualidade dos efeitos visuais, é que os filmes de terror estão conseguindo o marketing de grandes mídias, fazendo com que sua visibilidade seja muito maior.

O PODER DO PENSAMENTO

O pensamento é uma força criadora. O primeiro passo para se criar algo acontece através do pensamento. Com ele podemos atrair motivos de sofrimento ou de alegria. Com ele podemos nos unir a Deus ou nos distanciar Dele.

A pergunta “89 a” do “Livro dos Espíritos” deixa bem claro o que é o pensamento:

89. a) O pensamento não é a própria alma que se transporta?
“Quando o pensamento está em alguma parte, a alma também aí está, visto que é a alma quem pensa. O pensamento é um atributo.”

O nosso pensamento não só emite vibrações, mas também recebe vibrações de igual valor moral às vibrações emitidas. É exatamente como um rádio, se estamos pensando no bem, com pensamentos positivos, ouvindo uma boa música, lendo um livro que pode nos ensinar algo bom de fato, apreciando uma obra de arte, desejando o bem das pessoas, enfim, estamos sintonizados com o bem, e isso obviamente atrai a presença dos nossos Benfeitores Espirituais.

Os Filmes de Terror pela Visão Espírita

Agora, vamos fazer o exercício de imaginar o contrário: se eu passo várias horas do dia assistindo noticiários sobre todos os tipos de violência, se guardo mágoa, rancor e raiva, se penso no mal para as pessoas, se mantenho pensamentos pessimistas, se assisto a filmes quem causam stress, susto e muito medo…. que tipo de companhia espiritual estarei atraindo? Não é difícil imaginar.

Se nosso pensamento está desequilibrado, abrimos a porta para que influências espirituais inferiores, que se comprazem com o mal, possam, de certa forma, nos influenciar, em menor ou maior grau.

Os filmes de terror causam um grande impacto em nossa mente. É só você pensar na última vez que acabou de assistir um filme de terror a noite:

A sua sensação não foi de se sentir perturbado(a), com medo e em constante alerta, principalmente no escuro, e ao perceber qualquer barulho, por mínimo que seja? Muitas pessoas levam esses sentimentos ao se deitar, e pode acontecer no dia seguinte de não acordarem muito bem.

Sobre o pensamento, Joanna de Angelis diz o seguinte:

“O homem pode ser considerado o pensamento que exterioriza, fomenta e nutre. Conforme a sua paisagem mental, a existência física será plasmada, face ao vigor da energia direcionada. O pensamento é a manifestação do anseio espiritual do ser, não uma elaboração cerebral do corpo.”

UM ESTUDO CIENTÍFICO

Erno Hermans, da Universidade de Nova York, afirma que filme de terror faz o cérebro reviver experiências ruins e que o medo leva o cérebro a deixar o corpo em estado de alerta.

Ele realizou um estudo sobre o tema, que foi divulgado na revista ‘Science’, que concluiu que as situações de estresse agudo, como assistir um filme de terror, levam o cérebro a se lembrar de experiências ruins e dessa forma ele reorganiza seu modo de funcionamento.

PESSOAS QUE SE SENTIRAM MAL AO ASSISTIR UM FILME DE TERROR

São muitos os casos de pessoas que passam mal ao assistir filmes de terror em salas de cinema.
Para mencionar um exemplo, vamos citar o filme que é considerado um dos maiores clássicos pelos admiradores do gênero: ‘O Exorcista’, de 1973.

Diversos relatos apontam que, na década de 1970, muitos espectadores passaram mal durante as exibições do filme. Além de choros e pessoas chocadas, algumas realmente chegavam a desmaiar.

Isso sem citar os inúmeros fatos que aconteceram durante as gravações do filme, tais como: acidentes e mortes de pessoas que tinham alguma relação com a produção do filme. Mas isso é assunto para um outro artigo.

Por fim, devemos compreender o quanto o pensamento influencia em nossa vida material e espiritual, para que possamos então controlar o que pensamos.

Se pensamos o mal, nos ligamos ao mal, se pensamos o bem, nos ligamos ao bem.
Assim como nos ensinou o Mestre Jesus: “vigiai e orai”.