Qual o Primeiro Livro um Iniciante no Espiritismo deve Ler?

Muitas vezes observo, principalmente em grupos sobre Espiritismo no Facebook ou WhatsApp, pessoas que se interessam pelo Espiritismo perguntando: qual o primeiro livro um iniciante no Espiritismo deve ler?

E, na imensa maioria das vezes, a resposta sugerida por aqueles que conhecem o assunto por mais tempo, é que a pessoa deve começar pelo início, ou seja, pelo Livro dos Espíritos.

Por ser um livro de perguntas e respostas, lançado em 1857, onde Allan Kardec e sua equipe formulavam as perguntas e os Espíritos Superiores as respondiam, é considerado a base do Espiritismo.

Tem um total de 1.019 perguntas, onde os Espíritos respondiam sobre os mais variados assuntos, com uma profundidade e riqueza de detalhes impressionantes. É um livro que realmente, todo aquele que deseja conhecer a fundo sobre o Espiritismo, deve ler.

E mais: não apenas uma única vez, e sim, reler, sempre que possível, pois em cada releitura, identificamos, aprendemos e refletimos sobre detalhes que possam ter passado despercebidos na leitura anterior.

Mas, creio que não deva ser o primeiro livro a ser lido por aqueles que estão iniciando no assunto (muita calma rs, irei explicar meu ponto de vista).

Qual o Primeiro Livro um Iniciante no Espiritismo deve Ler?

Digo isso pela forma que o livro foi concebido e apresentado, e, deixando claro, não falo isso como uma crítica, mas sim imaginando como algumas pessoas podem encarar essa obra nos dias atuais.

Ou seja, por ser um livro de perguntas e respostas, logicamente é apresentado de maneira topicalizada, dividido por assuntos, em categorias, de uma maneira menos fluída.

Leia também:

Qual o Primeiro Livro um Iniciante no Espiritismo deve Ler?
Qual o Primeiro Livro um Iniciante no Espiritismo deve Ler?

Aborda temas como por exemplo:

  • Os Elementos Gerais do Universo
  • A Pluralidade das Existências
  • As Ocupações e Missões dos Espíritos
  • As Leis Morais
  • Entre outros vários assuntos

Utiliza-se uma linguagem rica, com vocabulário amplo e específico do meio espírita. Não diria tratar-se de uma leitura “leve”.

Ou seja, por ser um livro, se podemos assim dizer “teórico”, pode talvez causar em um leigo, ao iniciar a leitura, um certo desinteresse ou até mesmo uma dificuldade em avançar e concluir a obra.

O Livro “Nosso Lar” como Sugestão ao Iniciante no Espiritismo

Eu sugeriria, como primeiro livro para um iniciante, a leitura de Nosso Lar, do Espírito André Luiz, psicografado por Chico Xavier, principalmente por se tratar de uma história real, com uma narrativa de fatos em sequência, onde podemos conhecer a vida do Espírito André Luiz.

Foi publicado em 1947 e é considerado até hoje o maior clássico da literatura espírita brasileira. Sem sombra de dúvidas, quando o comparamos com “O Livro dos Espíritos”, “Nosso Lar” é uma leitura muito mais leve e que prende a atenção do leitor.

Foram vendidos mais de 3 milhões de exemplares, somente no Brasil. O romance, que contém 319 páginas, trata da vida de André Luiz no mundo espiritual.

André Luiz, o Personagem Principal de “Nosso Lar”

André Luiz foi um médico brasileiro que desencarnou em decorrência de uma cirurgia (estudiosos do espiritismo afirmam se tratar do médico e cientista Carlos Chagas).

Ele então obteve autorização dos planos superiores para poder, através da abençoada mediunidade de Chico Xavier, nos ensinar, com os maiores detalhes, como era sua vida no plano espiritual.

André Luiz inicia “Nosso Lar” despertando no Umbral, após o desencarne. Ele narra todo seu sofrimento durante os 8 anos que passou por lá. Ficamos também conhecendo sobre seu resgate no Umbral e sua ida para “Nosso Lar“.

Leia também:

André Luiz nos informa sobre sua vida na nova morada e todos os detalhes e a história da Colônia Espiritual. Um dos momentos mais bonitos do livro é quando ele obtém autorização, depois de muito esforço, para visitar a família no plano terrestre.

A leitura do maravilhoso livro “Nosso Lar” nos traz inúmeros e valiosos aprendizados sobre o Plano Espiritual.

Pois, a medida que André Luiz vai aprendendo e evoluindo sobre os assuntos divinos, generosamente vai compartilhando conosco esse tesouro que nos ilumina o Espírito.

Após finalizar a leitura de “Nosso Lar“, você terá muito mais conhecimento e uma maior base para, aí sim, iniciar “O Livro dos Espíritos“.

E não se esqueça: André Luiz escreveu, através da psicografia de Chico Xavier, uma coleção de 13 livros denominada “A Vida no Mundo Espiritual“. Boa leitura!

Leia também:

Autoria do Texto: Caminho de Jesus Espiritismo