Quem Foi Emmanuel – O Guia Espiritual de Chico Xavier


Emmanuel é o nome do Espírito que acompanhou por mais de setenta anos o médium Chico Xavier, em sua última reencarnação na Terra. É um Espírito muito evoluído que nos deixou grandes ensinamentos. Por isso, neste artigo, conheceremos quem foi Emmanuel – o Guia Espiritual de Chico Xavier.

Quem Foi Emmanuel – O Guia Espiritual de Chico Xavier

O significado do nome Emmanuel é “Deus conosco”. Ele apareceu para Chico Xavier na década de 20 e as psicografias se iniciaram a partir de 1930.

Leia também:
Quando Chico Xavier conheceu Emmanuel


Chico Xavier certa vez disse que Emmanuel foi como um verdadeiro pai para ele. Um mentor querido que tolerava todas suas falhas, com carinho.

Quem foi Emmanuel em Outras Vidas?

Algumas reencarnações de Emmanuel são conhecidas no meio Espírita. Em outras vidas ele já foi (lista em ordem cronológica):

– Um sacerdote no Egito;

– Um cônsul no Egito;

– Publius Cornelius Lentulus Sura:
Político da República Romana, eleito cônsul em 71 a.C;

– Publius Lentulus Cornelius:
Ao tempo que o Mestre Jesus andou pela Terra, ele era um senador romano chamado Publius Lentulus Cornelius. Encontrou Jesus, pessoalmente, para solicitar a cura para a doença de sua pequena filha.

O livro “Há Dois Mil Anos” é um grande clássico do Espiritismo. Foi psicografado por Chico Xavier, com autoria de Emmanuel, e narra essa linda e emocionante história.

Leia também:
Qual o Primeiro Livro um Iniciante no Espiritismo deve Ler?

– Nestório:
Após sua existência como o orgulhoso senador romano, Publius Lentulus, Emmanuel reencarna 50 anos depois como o escravo Nestório.

Era judeu e nasceu em Éfeso, no ano 131 d.C. Quando foi levado à Roma, participava de reuniões secretas entre os cristãos e se converteu ao Cristianismo.

O livro “50 Anos Depois” é outro clássico de Emmanuel e Chico Xavier, e conta a história de Nestório e de outros cristãos que eram brutalmente perseguidos pelo Império Romano.

– Um romano vivendo no Chipre;

– Um Bispo na cidade de Lyon;

– O Padre Manuel da Nóbrega;
Uma das últimas reencarnações de Emmanuel foi como o Padre Manoel da Nóbrega, renascido em Portugal, no dia 18 de outubro de 1517.

Dono de uma grande inteligência, iniciou os estudos na Universidade de Salamanca, na Espanha, quando tinha apenas 17 anos de idade.

Com 21 anos de idade ingressou na Universidade de Coimbra para estudar Filosofia e Direito.

Teve uma importância imensa na história do Brasil, sendo considerado um dos principais fundadores da cidade de São Paulo. Fundou também a primeira capital do Brasil, a cidade de Salvador, na Bahia.

Essa afirmação, de que o Emmanuel foi o Padre Manoel da Nóbrega, foi fornecida por ele próprio, através da mediunidade do grande Chico Xavier.

– O Padre Damiano;

– Um educador da nobreza;

– O Padre Amaro, que viveu no Acre e no Rio de Janeiro.

Quem Foi Emmanuel - O Guia Espiritual de Chico Xavier
Quem Foi Emmanuel – O Guia Espiritual de Chico Xavier

Quais são os Livros de Emmanuel Psicografados por Chico Xavier?

Emmanuel é o autor Espiritual de diversas obras psicografadas por Chico Xavier. Relacionaremos abaixo, algumas delas, dando destaque para as principais:

– A Caminho da Luz:
Traz um relato da história da civilização à luz do Espiritismo.

Leia também:
Livro: O Martírio dos Suicidas

– Emmanuel:
Esta obra apresenta diversas dissertações importantes de Emmanuel sobre Religião, Ciência e Filosofia, que preocupam a Humanidade.

– Há Dois Mil Anos;

– Cinquenta Anos Depois;

– Paulo e Estêvão:
Segundo Herculano Pires, esta obra, por si só, justificaria a missão mediúnica de Chico Xavier.

– Ave, Cristo!;

– Renúncia;

– Vida e Sexo;

– O Consolador.

Chico Xavier, Emmanuel e a Lição da Disciplina

Emmanuel apareceu para Chico Xavier na década de trinta, mas sem se identificar. Disse que gostaria de trabalhar com ele por muito tempo, mas que seria necessário três condições básicas: a primeira condição seria disciplina, a segunda, disciplina e a terceira, disciplina.

Emmanuel também disse a Chico Xavier que se alguma vez ele dissesse algo que não estivesse de acordo com os ensinamentos de Jesus, Chico poderia esquecê-lo, permanecendo fiel a Jesus. Chico Xavier cumpriu o projeto de vida com Emmanuel com louvor.

Em que ano Emmanuel Reencarnou?

Segundo Chico Xavier, a reencarnação de Emmanuel aconteceria no ano 2000. Ele renasceria em uma cidade do interior de São Paulo, e atuaria na área da Educação. Seria também um grande médium.

Leia também:
Quem Foi Allan Kardec – O Codificador do Espiritismo
Biografia de Bezerra de Menezes