Biografia das Irmãs Fox

Em primeiro lugar, precisamos saber que a biografia da irmãs Fox é um tema que faz parte dos primórdios do Espiritismo. Os fatos que iremos narrar aconteceram dez anos antes de Allan Kardec lançar seu primeiro livro Espírita.

Em 1847, em um vilarejo dos EUA, chamado Hydesville, o Sr. Weckman morava em uma casa, onde coisas inexplicáveis ​​aconteciam. Então, desesperado, ele resolveu se mudar.

Em dezembro do mesmo ano, o casal Fox se mudou para essa casa, juntamente com suas 3 filhas: Leah, a mais velha (1814–1890), Margaret (1833–1893) e Katherine (1837–1892).

Biografia das Irmãs Fox: Ruídos Pela Casa

Pouco tempo depois, coisas estranhas começaram a acontecer na casa: barulhos, batidas, arranhões e sons semelhantes ao arrastar de móveis. Dessa forma, as meninas só conseguiam dormir no quarto de seus pais.

Em 31 de março de 1848, as irmãs Fox foram acordadas por alguns ruídos muito altos perto delas. Então, Kate propôs a sua irmã Margaret repetir o barulho: ela estalou os dedos três vezes e com grande surpresa, ouviram três estalos.

Leia também:

Kate, então, acordou seus pais e repetiu o ato na frente deles. Mais uma vez a entidade respondeu. Incrédula, a Sra. Fox pediu para que a entidade contasse até 10. Imediatamente eles ouviram o som de dedos estalando dez vezes.

A Comunicação com o Espírito

A Sra. Fox resolveu então fazer algumas perguntas. A primeira pergunta foi a seguinte:

“Diga-me quantos anos tem Kate.”
Os dedos estalaram doze vezes.

A segunda pergunta:

“Você é um fantasma? Se for assim, bata duas vezes para sim.”
Os dedos invisíveis estalaram duas vezes. A família decidiu guardar segredo.

Biografia das Irmãs Fox
Biografia das Irmãs Fox

Na noite seguinte, a família toda se reuniu no quarto das meninas e à 1 hora da manhã ouviram um barulho vindo chão e sentiram uma rajada de frio.

Ocorreu então uma conversa bastante confusa, por quase uma hora. Foi combinado um método de comunicação onde um estalo significaria “sim” e dois estalos significaria “não”.

A Sra. Fox perguntou:

“Se convidarmos alguns vizinhos, você vai continuar respondendo?”
Um único estalo foi ouvido, então eles chamaram as autoridades.

Leia também:

Vizinhos Presenciaram o Fenômeno Envolvendo as Irmãs Fox

Por volta de 1 hora da madrugada ouviram três barulhos nas paredes e o piso rangendo e, mais uma vez, uma rajada fria. Houve quem acusasse a Sra. Fox de bruxaria e suas filhas de estarem possuídas pelo demônio.

Um pastor gritou:

“Se você é um espírito, responda com uma batida!”
Uma única batida foi ouvida.

A Identidade do Espírito é Revelada

Nas noites seguintes, a casa foi atingida por uma grande multidão, querendo interrogar a entidade misteriosa. Ao bater uma vez para sim e duas para não, o Espírito disse que fora um mascate, chamado Charles B. Rosna, que havia sido assassinado e enterrado no porão da casa.

Os jornais relataram o caso e as pessoas em toda a cidade foram ver as meninas que podiam falar com os mortos. Enquanto muitas pessoas ficaram emocionadas com a ideia de falar com os mortos, outras ficaram com medo e acusaram as meninas de bruxaria.

David Fox, o irmão mais velho, fez escavações no local. A uma profundidade de um metro e meio, encontrou uma tábua, onde havia restos de carvão, cal, cabelos e alguns fragmentos de ossos que foram reconhecidos por um médico como pertencentes a um esqueleto humano.

As Irmãs Fox e as Apresentações Públicas

Os acontecimentos começaram a ser amplamente divulgados e então as irmãs Fox começaram a realizar apresentações públicas dos seus poderes mediúnicos.

No final da década de 1880, as irmãs se desentenderam. Leah denunciou o alcoolismo das irmãs, e acabou por conseguir a guarda dos filhos de Kate.

Kate e Margaret então, decididas a se vingarem de Leah, alegaram que teriam sido manipuladas por Leah quando crianças. Afirmaram também que a comunicação com os Espíritos não passava de uma farsa.

Mas, um ano depois, Margaret decidiu desmentir as suas “confissões”. Disse que havia mentido naquela ocasião em troca de dinheiro de religiosos, que se aproveitaram de sua situação de pobreza.

Margaret disse ao The New York Herald, em 24 de setembro de 1889, que esperava poder desfazer a injustiça que havia feito à causa do Espiritualismo.

Conhecer a biografia da irmãs Fox é muito importante para compreendermos melhor o início dessa doutrina que tanto bem faz às pessoas, pois os fenômenos ocorridos com elas tornaram-se um marco que representou o início do Moderno Espiritualismo, e se constituíram os precursores do Espiritismo.

Para quem quiser conhecer mais sobre a Biografia das Irmãs Fox, há um livro de Barbara Weisberg chamado “Falando com os Mortos”.

Leia também:

Autoria do Texto: Caminho de Jesus Espiritismo