O Que é o Umbral Segundo o Espiritismo


Neste artigo iremos saber o que é o Umbral segundo o Espiritismo, e para isso, usaremos como base para entendimento, o Capítulo “Umbral” da obra “Nosso Lar”, onde o Espírito André Luiz conta sua experiência no mundo Espiritual através da psicografia de Chico Xavier.

O Que é o Umbral Segundo o Espiritismo

André Luiz aproveitava toda situação que podia para aprender sempre mais com seu amigo Lísias. Quando estava encarnado, conhecia a ideia de inferno e purgatório através das cerimônias católicas, mas nunca tinha ouvido nada referente ao “Umbral“.

Certa vez então perguntou à Lísias: “o que é o Umbral?”, que respondeu com outra pergunta bem humorada: “Ora, ora, mas você ficou lá por tanto tempo e ainda não conhece a região?”


Leia também:

Segundo Lísias, o Umbral é a zona obscura de todos aqueles que no mundo não se resolveram a atravessar as portas dos deveres sagrados, a fim de cumpri-los, e preferiram demorar-se no vale da indecisão ou no pântano dos erros numerosos, fazendo uma bela referência ao que nosso Mestre Jesus disse:

“Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que levam à perdição, e muitos são os que entram por esse caminho. Porque estreita é a porta e difícil o caminho que conduzem à vida, apenas uns poucos encontram esse caminho!”

Lísias explica que antes do Espírito reencarnar, é definido um programa de serviços de Deus a seguir. O Espírito promete seguir esse programa na Terra. Entretanto, quando encarnado, muitas das vezes a pessoa considera as experiências no planeta muito difíceis e acaba se distanciando e esquecendo do programa que se comprometeu a seguir, preferindo então procurar apenas o que lhe satisfaça ao egoísmo.

O Que é o Umbral Segundo o Espiritismo - Cena do Filme "Nosso Lar"
O Que é o Umbral Segundo o Espiritismo – Cena do Filme “Nosso Lar”

É dessa forma que são mantidos o ódio aos adversários e a mesma paixão pelos amigos. Mas, nem o ódio é justiça, nem a paixão é amor. E tudo que é excesso, prejudica a vida.

Então, todas as multidões de desequilibrados e desesperados, permanecem nessas regiões nevoentas, que se seguem aos fluidos carnais. Pois, se o dever cumprido é uma porta que atravessamos rumo à sagrada união com o Senhor, naturalmente quem se afasta do dever, tem essa bênção indefinidamente adiada.

Para que Serve o Umbral?

Lísias faz uma analogia para explicar a André Luiz, de forma mais clara, qual o objetivo do Umbral:

Vamos imaginar que cada pessoa, reencarnando na Terra, é portador de um fato sujo, que precisa ser lavado no tanque da vida humana. Essa roupa imunda é o corpo causal, tecido por nossas mãos, nas experiências anteriores.

Então, vivendo essa nova experiência no planeta, esquecemos nosso objetivo essencial, e ao invés de nos purificarmos pelo esforço da lavagem, nos sujamos ainda mais, adquirindo novos laços negativos que nos levam a uma verdadeira escravidão.

E, como retornar ao ambiente luminoso do mundo Espiritual, ao reencarnar, se estamos em piores condições? A resposta é o Umbral, que funciona como uma região que tem por objetivo o esgotamento de resíduos mentais.

É uma zona purgatorial onde se queima a prestações o material deteriorado de todas as ilusões que a pessoa adquiriu durante a existência no planeta.

Que Tipo de Pessoas Vai para o Umbral?

Legiões de almas ignorantes, que não são tão perversas para serem enviadas a colônias severas de reparação mais dolorosa, e que também não são bastante nobres para serem direcionadas para planos mais elevados.

Os companheiros imediatos dos homens encarnados representam os habitantes do Umbral e são separados apenas pelas leis vibratórias. Lá vivem e estão agrupados os revoltados de todo tipo. São lugares com grandes perturbações e imenso desespero.

Pela afinidade, os Espíritos que lá se encontram, criam núcleos, pequenos grupos de notável poder, de acordo com suas tendências e desejos gerais.

André Luiz caminhando no Umbral - Cena do Filme "Nosso Lar"
André Luiz caminhando no Umbral – Cena do Filme “Nosso Lar”

Onde Está Localizado o Umbral?

Segundo Lísias, o Umbral começa na crosta terrestre. Tudo o que não tem finalidade para a vida superior será encontrado no Umbral. A Providência Divina agiu sabiamente, como sempre, permitindo que se criasse tal região em torno do planeta.

O Que Acontece no Umbral?

O Umbral está repleto de desesperados, muitos por pensarem que após a morte física, se encontrariam no Paraíso e encontrariam Deus à disposição dos seus caprichos. Percebem então que a realidade é bem diferente, e que para terem alcançado o “Paraíso”, precisariam ter levado uma vida completamente diferente na Terra.

É um ambiente de exploradores e explorados, de verdugos e vítimas, de infelizes e malfeitores várias categorias. Não há no Umbral um ambiente que propicie a organização pois isso é um atributo dos Espíritos organizados.

Fazendo uma analogia simples, é como a casa onde não há pão: todos gritam e ninguém tem razão. E não devemos pensar que a passagem pelo Umbral seja uma punição de Deus. É apenas a lei da causa e efeito agindo. Como o agricultor irá colher se ele não semeou?

Quanto Tempo Ficamos no Umbral?

Contudo, Jesus não esquece ninguém. Nunca faltou nessas zonas inferiores a proteção divina. Cada Espírito, ser individual, permanece no Umbral o tempo que se faça necessário.

Quando o Espírito começa a perceber a gravidade dos seus atos enquanto encarnado, quando começa a se arrepender e a suplicar por uma ajuda do Alto, então ele se coloca em sintonia com as Colônias consagradas ao socorro espiritual, tendo a chance de ser resgatado e levado para uma unidade de tratamento Espiritual.

E o socorro não é tão simples. Em “Nosso Lar”, quem se responsabiliza por essas missões de resgate é o Ministério do Auxílio, que conta com abnegados servidores.

Se, no plano terrestre, a tarefa dos bombeiros é difícil, pelas labaredas, os missionários do Umbral, por sua vez, encontram fluidos pesadíssimos emitidos, sem cessar, por milhares de mentes desequilibradas. É preciso muita renúncia e coragem para ajudar esses irmãos infelizes, que nada compreendem do auxílio é oferecido.

A Ligação entre o Umbral e os Encarnados da Terra

Sabemos que semelhante atrai semelhante. Sendo assim, as mentes humanas, na Terra, dependendo do que pensam e como agem, se ligam aos Espíritos que se encontram no Umbral, através de uma espécie de fios invisíveis.

Ou seja, há no Umbral não apenas os desencarnados infelizes e desesperados, mas também as formas-pensamento dos encarnados, pois todo Espírito, independentemente de onde se encontre, irradia forças, através do pensamento, que criam, transformam ou destroem, exteriorizadas em vibrações que a ciência terrestre ainda não pode compreender.

Quem pensa, está fazendo algo, e pelo pensamento os encarnados encontram pela afinidade os companheiros que compartilham das mesmas tendências, sejam elas do álcool, sexo, egoísmo, inveja, indiferença, maledicência. A lista é vasta.

Sendo assim, cuidado com o que você pensa, pois toda alma é um ímã poderoso. Vigiai e orai, sempre.