Chico Xavier e o Esforço para Conseguir Estudar
Primeiramente devemos dizer que nada na vida de Chico Xavier foi fácil, ele sempre passou por muitas dificuldades. E o caso que vamos contar hoje é sobre isso: Chico Xavier e o esforço para conseguir estudar na sua infância.
Dona Cidália foi mesmo um anjo bom para a família de Chico Xavier. Ao entrar para a família, logo percebeu que seus enteados precisavam começar a frequentar a escola. Conversou com seu marido, Cândido Xavier, mas a situação era muito difícil naquela época.
O ano era 1918, e nesta época aconteceu a gripe espanhola, uma mortal pandemia que afetou grande parte do planeta. A crise era grande e quase não sobrava dinheiro para o final do mês.
Chico Xavier e o Esforço para Conseguir Estudar
Como comprariam os livros, cadernos, lápis? A bondosa Dona Cidália, tentando resolver o problema, teve então uma ideia.
Chamou o pequeno Chico Xavier e informou que eles precisavam ir para a escola, e como não tinham recursos para tal, iriam plantar uma horta.
Ficou combinado que Dona Cidália plantaria os legumes e Chico os venderia na rua. Nesta época Chico estava com apenas 8 anos de idade.
Chico, que trazia em seu Espírito aquela grande vontade de sempre aprender, ficou muito feliz com o projeto. Plantaram então a horta: tinha couve, alface, repolho…
Leia também:
E depois de algumas semanas, Chico já saía com seu cesto de verduras para vendê-las pela rua. As pessoas compravam e Dona Cidália guardava cada tostão em seu cofre.
O Início dos Estudos de Chico Xavier
Depois de um tempo, abriram o cofre e muito felizes constataram que o valor era o suficiente para que pudessem frequentar as aulas.
E então, em janeiro de 1919, Chico Xavier, com 9 anos de idade, conseguiu iniciar seus estudos. Sabia que todo esforço envolvido para conseguir estudar, tinha valido a pena.
A sagrada horta continuava ativa e Chico continuava vendendo suas verduras para garantir o suado dinheiro, e por consequência a permanência dele e de seus irmãos na escola.
A Vizinha que Furtava as Verduras
Mas agora um novo problema se apresentava: muitas vezes a casa ficava sozinha, pois o pai e os filhos mais velhos precisavam ir para o trabalho, as crianças precisavam ir para a escola e por vezes Dona Cidália também precisava se ausentar, pois necessitava buscar lenha.
Leia também:
- Divaldo Franco revive uma reencarnação sua em Paris – Uma história surpreendente
- Aprenda a não falar muito de si mesmo
Com a casa vazia, uma vizinha ia até o quintal e pegava as verduras. Dona Cidália começou a ficar muito preocupada, pois sem as verduras não haveria dinheiro para a escola.
Ela então observou por alguns dias e descobriu o que acontecia. Mas a vizinha era sua amiga e ela não queria de forma alguma acusar essa pessoa por causa de verduras.
Pensando na melhor forma de resolver a situação, lembrou-se que Chico sempre contava a ela que se encontrava e conversava com o Espírito de sua mãezinha, Maria João de Deus.
Quanto a esse assunto de conversar com Espíritos, Dona Cidália era talvez a única a acreditar no pequeno Chico. O pai chamava-o de louco e o padre dizia que isso era coisa do demônio.
O Sábio Conselho de Maria João de Deus
Ela chamou então o Chico e disse para ele pedir um conselho a Maria João de Deus relacionado ao caso da horta. Além de todo esforço para conseguir estudar, Chico agora precisava, com a ajuda de sua mãezinha, pensar em como fazer para que a horta não desaparecesse.
Chico foi até o quintal, rezou e então sua mãe em Espírito apareceu. Ele explicou toda a história e perguntou o que deveriam fazer.
Dona Maria João de Deus, muito sábia, deu uma sugestão que poderia resolver o problema sem ocasionar nenhuma mágoa entre as vizinhas.
Ela disse que realmente Dona Cidália não deveria brigar com a mulher, pois os vizinhos são sempre pessoas de quem necessitamos.
E aconselhou que ao ausentar-se, ela deveria deixar a chave da casa com a vizinha que pegava as verduras, porque dessa forma a vizinha, ao invés de pegar as verduras, ajudaria a tomar conta da horta.
Chico contou a sugestão para Dona Cidália, que achou a ideia excelente e a colocou em prática. Nunca mais a vizinha pegou as verduras. Pelo contrário, agora ela passaria a responsabilizar-se pela casa inteira.
Chico Xavier e o Esforço para Conseguir Estudar – A Lição que Fica
As histórias de Chico Xavier, principalmente aquelas que parecem mais simples, trazem ensinamentos que podemos levar para o resto da vida.
Esta pequena história por exemplo, está cheia de lições. Uma delas é a forma, coerente e pacífica, que Dona Cidália procurava resolver os problemas e conflitos.
Mesmo sabendo que a vizinha furtava suas verduras, ela procurou a melhor maneira de resolver aquela situação.
Quando os problemas surgirem, e eles sempre surgirão, tomemos o seu exemplo como lição: devemos manter a serenidade, paciência e pedir o auxílio do Plano Superior, que nunca nos abandona.
Leia também:
Autoria do Texto: Caminho de Jesus Espiritismo